Capelas

Santuário do Imaculado
Coração de Maria

Calvário

Após a inauguração do Santuário as obras nunca mais pararam. Em 1964 foi inaugurado o Calvário, capela onde podemos admirar, em figuras de tamanho real, a quarta estação da Via-sacra que representa o encontro de Jesus com a Sua Mãe a caminho do Calvário (imagens esculpidas e oferecidas pelo Comendador José Ferreira Thedim). Ao longo de todo o percurso em direção à capelinha observamos as estações da Via-sacra.

Neste local podemos também contemplar uma réplica do Sepulcro de Jesus e a imponente cruz que representa a décima quinta estação da Via-sacra.

Dois magníficos miradouros permitem vislumbrar a ermida de Nossa Senhora de Jerusalém e os deslumbrantes Lagos do Sabor.

«No Domingo da Paixão rezei o terço no Santuário. No fim – estava a tarde linda – convidei o povo a fazer a primeira Via-sacra até ao alto da Molinheira. Era o dia 31 de Março. Chegados ao alto, diante da grande cruz de madeira que levámos, agradecemos e rezámos as orações finais. Erguemo-nos. E disse-lhes: “De hoje em diante este lugar ficará a ser chamado Calvário. […] Muitos maravilharam-se com o panorama, porque eram muitos os que nunca ali tinham estado na sua vida». (in Santuário do Imaculado Coração de Maria de Cerejais. Fátima do Nordeste. Memórias. de Cónego Manuel Joaquim Ochôa, p. 37)

Loca

Em 1965 nasceu a Loca, Capela onde encontramos a aparição do Anjo de Portugal aos três Pastorinhos (imagens da autoria do Comendador José Ferreira Thedim). Ao longo de todo o percurso até à capela, podemos observar todos os Mistérios do Rosário. Para além da capelinha, podemos contemplar a Gruta da Anunciação.

A vertente paisagista é outro dos fatores a ter em conta neste local, visto que possui um miradouro fantástico com vista para os Lagos do Sabor.

«A cerimónia de inauguração da Loca no dia 30 de maio foi um êxito pleno, conforme o Mensageiro de Bragança referiu. Presente o Prelado diocesano e o Governador Civil. Muitíssima gente presente também. Grandiosa a procissão do Anjo do Santuário para a Loca. Do Calvário, onde fui com o Prelado enquanto a procissão decorria, observei que, já a cabeça da procissão estava na Loca, quando o andor com o Anjo e os Pastorinhos vinha na bifurcação do caminho para as Bouças. Verdadeiramente um espetáculo imponente». (in Santuário do Imaculado Coração de Maria de Cerejais. Fátima do Nordeste. Memórias. de Cónego Manuel Joaquim Ochôa, p. 54)

Capela da Santíssima Trindade

A última grande obra é a Capela da Santíssima Trindade. Esta data de 2018 e todos os pormenores que dela fazem parte encontram-se cheios de sentido e significado.

Capela intimamente ligada ao Pão, todo o mobiliário nos remete para este precioso alimento, sendo o sacrário em formato de forno.

Nesta capela podemos vislumbrar esculturas da autoria de Paulo Moura que representam a visão que a Irmã Lúcia teve em Tuy, quando lhe foi mostrado o segredo da Santíssima Trindade.